18 outubro 2021
Prefeitura de Açailândia disponibiliza vagas em cursos de auxiliar administrativo e informática básica
Maranhense é morta no Tocantins por homem que conheceu na internet
suposto autor do crime e a vítima, Régia vieira |
Achada morta dentro de uma fossa em Porto Nacional, Regia Vieira, de 41 anos, tinha saído de casa, no Maranhão, há mais de 40 dias para encontrar um namorado que conheceu pela internet. Ela foi identificada pelos parentes neste sábado (16).
Valéria Macedo acompanha dia "D" da Campanha Nacional de Multivacinação
Workshop gratuito em Imperatriz ensinará como produzir hambúrguer
Na oportunidade, os participantes vão aprender desde a escolha da carne até a seleção do melhor pão, molhos e acompanhamentos. A instituição ainda promoverá um workshop de gastronomia, programado para o dia 22 de outubro, que também está com inscrições abertas no site.
Comando nacional do PSDB aposta alto na candidatura de Carlos Brandão
O comando nacional do PSDB incluiu o projeto de candidatura do vice-governador Carlos Brandão na sua lista de prioridades. De acordo com uma fonte do partido, a cúpula do tucanato nacional estaria entusiasmada com a pré-campanha do líder do tucanato maranhense. Carlos Brandão tem mantido ativo seu canal de comunicação com a direção partidária nacional, não só tratando de assuntos partidários, mas também de assuntos relacionados com a estrutura de apoio para a campanha propriamente dito. Os chefes do tucanato nacional avaliam como altamente positivo o fato de Carlos Brandão vir a assumir, em abril, o comando do Estado, reforçando assim o time de governadores do partido. Nos quadros do PSDB maranhense o clima é de otimismo em relação à pré-candidatura do vice-governador.
Por Ribamar Correa
Parlamentares destacam obras inauguradas e anunciadas por Flávio Dino na Região Tocantina
Promotoria investiga contrato de Felipe dos Pneus em Santa Inês
O Ministério Público do Maranhão investiga um contrato sem licitação da gestão do prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (Republicanos), com o escritório Costa Sociedade Individual de Advocacia, de São Luís, que tem como sócio-administrador José Eloi Santana Costa Filho, advogado pessoal do gestor municipal.
Celebrado por inexigibilidade de licitação em fevereiro, o contrato pode custar aos cofres públicos mais de meio milhão de reais, e foi assinado, segundo MP, apesar da PGM (Procuradoria-Geral do Município) possuir mais de R$ 2,8 milhões de dotação orçamentária para atuar no mesmo tipo de serviço.
O inquérito civil foi aberto pela promotora Larrisa Sócrates de Bastos, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Inês, no último dia 6 de outubro, a partir de indícios de irregularidades indicadas no procedimento de contratação do escritório, citados em uma ação popular sobre o mesmo caso.
À reportagem, por meio do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês, a gestão municipal negou que os processos licitatório e de contratação tenham sido maculados.
“O inquérito civil é um procedimento investigatório instaurado pelo Ministério Público para apurar se um direito coletivo foi violado. Trata-se de um procedimento de praxe dentro do Direito Público. No que tange o processo licitatório e a contratação em comento, todo os atos foram regidos pela mais clara transparência e legalidade, princípios basilares da administração pública e seguidamente obedecidos pela administração Felipe dos Pneus. Toda a documentação solicitada pelo Parquet será prontamente encaminhada, assim como é feito sempre que solicitado. O arquivamento do inquérito civil supracitado é medida que se cabe”, disse.
Entre as solicitações que a prefeitura terá de prestar ao Ministério Público, segundo providências preliminares adotadas pela promotora Larissa Bastos, estão: listagem contendo nome, qualificação, cargo e atribuição de todos os servidores lotados na PGM de Santa Inês; dotação orçamentária prevista para a Procuradoria Geral do Município de Santa Inês para o exercício financeiro de 2021; fotocópia da folha de pagamento da PGM referente aos meses de janeiro a setembro de 2021; fotocópia do ato de nomeação e termo de posse da secretária municipal de Administração de Santa Inês, Talihina Rodrigues de Carvalho, bem dos atos normativos que estabelecem as suas atribuições; e ato normativo que rege a distribuição de atribuição dos secretários municipais, bem como eventual delegação de suas atribuições destes para prática de atos típicos de ordenador de despesas.
Também foi expedida requisição ao presidente da CPL (Comissão Permanente de Licitação) do município, a fim de que encaminhe à 1ª Promotoria de Justiça de Santa Inês fotocópia do procedimento licitatório de inexigibilidade de licitação que resultou na contratação do escritório Costa Sociedade Individual de Advocacia, devidamente acompanhado dos processos de pagamento (nota de empenho, nota de liquidação, ordem de serviço, nota fiscal e comprovante bancário) referentes ao contrato.
Toda documentação deve ser encaminhada no prazo de 10 dias, contados a partir da data de intimação.
Uma das diligências determinadas pela promotora de Justiça do Ministério Público estadual é a realização de buscas pela Secretaria das Promotorias da Comarca de Santa Inês a fim de identificar se o escritório de advocacia contratado pela prefeitura ou o seu proprietário participou da campanha eleitoral de Felipe dos Pneus em 2020, enquanto doador ou mesmo procurador.
(Com informações do Atual7)
TCU condena ex-prefeito de Santo Antônio dos Lopes por superfaturamento em obras
Eunélio é marido da Deputado licenciada e atual secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás
O ex-prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Macedo Mendonça, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por superfaturamento em obras de pavimentação asfáltica de ruas urbanas. Mendonça é marido da deputada estadual Ana do Gás e foi candidato nas Eleições de 2020, mas não se elegeu.
A decisão foi proferida no Acordão da 1ª Câmara da TCU, que reprovou as contas do ex-gestor e determinou ainda o pagamento de R$ 338.264,16 mil. A empresa Conterplan Construções e Empreendimentos Ltda também foi condenada.
Segundo a Corte de Contas, a Caixa Econômica Federal instaurou uma tomada de contas especial que responsabilizou o Eunélio Mendonça pelo superfaturamento que resultou na impugnação parcial das despesas e da reprovação da prestação de contas do contrato de repasse que tinha por objeto a pavimentação asfáltica de ruas urbanas no município.
O acordo contratual 0324.647-58/2010/MCIDADES/CAIXA foi firmado no valor de R$ 1.527.100,00 milhão, sendo R$ 1.482.100,00 milhão repassado pelo Banco e R$ 45 mil da contrapartida da Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes. Teve vigência inicial de 26/11/2010 até 30/11/2011, posteriormente prorrogada de ofício sucessivamente mediante 4 termos aditivos até 30/11/2015, com mais 60 dias para a apresentação da prestação de contas.
Parte dos recursos federais foram liberados e a execução das obras, que estava sendo feita pela Conterplan Construções, foi registrada no Relatório de Acompanhamento de Engenharia (RAE), que anotou a execução física de 63,696%.
Ainda conforme o TCU, a Controladoria-Geral da União realizou fiscalização em Santo Antônio dos Lopes e constatou superfaturamento por preços excessivos, no valor de R$ 65.811,90; e superfaturamento por quantitativos, no valor de R$ 348.534,65. No entanto, a avaliação técnica da Caixa concluiu que não houve o superfaturamento por preços excessivos apontados pela CGU, mas concordou com o superfaturamento por quantitativos, mas no valor de R$ 336.160,75 mil.
A instituição financeira notificou o ex-prefeito requerendo a devolução dos recursos.
O ministro responsável pela área atestou haver tomado conhecimento das conclusões contidas no relatório e certificado de auditoria, bem como do parecer conclusivo do dirigente do órgão de controle interno, manifestando-se pela irregularidade das contas, e determinou o encaminhamento do processo ao Tribunal de Contas da União.
Os autos foram julgados pelos ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão da 1ª Câmara, que decidiram acolher os pareceres já emitidos, rejeitar as alegações de defesa apresentadas pela empresa Conterplan Construções e Empreendimentos Ltda e julgar irregulares as contas de Eunélio Macedo Mendonça e condená-lo, juntamente com a empresa ao pagamento R$ 338 mil, dentro do prazo de 15 dias.
Ex-prefeita de Arame tem bens bloqueados pela justiça
Propriedade do Fundo Municipal de Saúde, picape também deve ser apreendida
Em resposta ao pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça determinou, em 15 de outubro, a indisponibilidade dos bens dos envolvidos na alienação irregular de uma picape Toyota Hilux, pertencente ao Fundo Municipal de Saúde de Arame. Também foi determinada a busca e apreensão do veículo.
A decisão proferida pela juíza Selecina Locatelli atende à Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa ajuizada, em 7 de outubro, pelo promotor de justiça que responde temporariamente pela comarca, Felipe Augusto Rotondo.
Com a decisão, também devem ser bloqueados os bens da ex-prefeita Jully Hally Menezes e do proprietário da PH Leilões, Pedro Hypólito Lobo. O novo proprietário do veículo, Raimundo José Silva, deverá, ainda, ter seus bens bloqueados.
SEM AVALIAÇÃO
A Ação deferida foi baseada na denúncia de um ex-vereador de Arame, relatando ilegalidade na alienação do veículo, que não foi autorizada pela Câmara Municipal.
No sistema do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Raimundo Silva figura como proprietário da Hilux desde o dia 16 de setembro de 2020.
O ex-vereador também relatou o desaparecimento de uma pá carregadeira. Foram apresentadas, ainda, a nota de aquisição da picape por R$ 174 mil e a lista de proprietários do veículo, chamada de cadeia dominial.
O MPMA pediu que a PH Leilões apresentasse toda a documentação ao Edital de Leilão nº 005/2018, que teria ocorrido em 20 de junho de 2020 e resultado na transferência do veículo. Também foi solicitada a apresentação de eventuais contratos assinados, publicações de editais, documentos dos compradores dos bens leiloados e atas, entre outros itens referentes ao leilão.
Segundo a Procuradoria-Geral do Município (PGM), a Lei Municipal nº 29/2018 teria autorizado o leilão de 15 itens, mas outros teriam sido leiloados sem autorização legal. Entre estes itens estavam a picape, uma pá carregadeira e um chassi de caminhão.
Depois de sancionada, a lei teve seu anexo modificado com a inclusão de outros seis itens, cujo leilão também não foi autorizado pelo Poder Legislativo. Além disso, a lei não foi transcrita no Livro de Leis da Câmara de Vereadores.
A PGM também apresentou a cópia da vistoria realizada em 4 de setembro de 2020 no veículo; a nota de venda no leilão, em referência ao Edital 05/2020, assinada por Pedro Hypolito Lobo; a cópia do Edital do leilão 005/2018, referindo-se a 21 itens leiloados e a cópia da Lei Municipal 29/2018, que dispõe sobre alienação de 15 itens.
A Câmara Municipal comunicou que havia aprovado a lei municipal tratando de leilão de 15 veículos.
O MPMA requisitou à PH Leilões toda a documentação referente ao leilão de 20 de junho de 2020, mas não houve resposta.
BENEFICIÁRIOS
“Não restam dúvidas quanto ao cometimento de atos de improbidade administrativa por parte de Jully Hally Alves de Menezes, ex-prefeita de Arame, que teria realizado a alienação do veículo marca Toyota, modelo Hilux sem que se observassem formalidades legais, uma vez que não foi autorizada, por lei, para tal ato administrativo”, enfatiza o promotor de justiça.
Ainda de acordo com o MPMA, tanto Pedro Hypólito de Lobo e Raimundo José Silva, contribuíram para a ilegalidade, porque foram os beneficiários diretos da alienação irregular.
Para o promotor de justiça, o prejuízo ao erário municipal é demonstrado pela venda da picape por valor muito abaixo do valor de mercado. Além disso, também não houve avaliação correta antes do leilão.
“O procedimento do leilão, sem avaliação prévia, causou prejuízo à municipalidade na ordem de R$ 89.299,00, o que vale dizer que o valor pelo qual o veículo foi arrematado corresponde a menos de 20% do valor real do bem”, destaca Felipe Rotondo.
Estudantes de todas as áreas podem se cadastrar gratuitamente para concorrer a vaga de estágio durante o Circuito ACII de Negócios
Os interessados devem comparecer ao estande da ACII no Imperial Shopping nos dias 19 e 20 com os seus documentos
Prefeitura de Estreito realiza festa das crianças na zona rural do município
A programação foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e apoio da Secretaria de Educação. Evento contou com brincadeiras, músicas infantis, pipocas, algodões-doces, cachorros-quentes e refrigerantes, além de sorteio de bicicletas, bolas e brindes surpresas.
As comemorações alusivas ao Dia das Crianças tiveram início no dia 12 de outubro, com grande festa na sede e se estenderam por toda a semana, na área rural. Receberam a programação da prefeitura, as regiões do Brejo da Ilha, Braço Forte, Serafim, Altamira, Bom Jesus Sol Nascente e Luiz Rocha.
“Temos olhado com muito carinho e atenção para a zona rural do nosso município, por isso, decidimos contemplar, também, as crianças da área rural com esta celebração histórica, nunca antes feita”, destacou o prefeito Léo Cunha.
17 outubro 2021
Flávio Dino joga indireta para “os ingratos” e fala em continuidade do governo com Carlos Brandão
Senado aprova parecer de Eliziane que beneficia servidores do SUS
O Plenário do Senado aprovou parecer da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) favorável ao Projeto de Lei 2.753/2021, que garante o repasse integral dos valores financeiros a prestadores de serviços de saúde, que por causa da grande demanda da pandemia da Covid-19 foram desobrigados de cumprir metas qualitativas e quantitativas previstas em contrato com o SUS.
Sebrae cria Arena de Empreendedorismo durante o 1º Circuito de Negócios
Espaço integra as soluções da instituição no evento realizado pela Associação Comercial de Imperatriz (ACII) para reaquecer a economia e promover novas oportunidades locais.
O Circuito de Negócios tem como proposta reaquecer o setor empresarial da cidade de Imperatriz e ainda promover oportunidades. Durante os dez dias, o Sebrae está com diversas ações e capacitações na Arena Sebrae de Empreendedorismo, espaço montado no evento para atender ao empresariado da região.
Na programação da Arena ocorrem palestras; painéis com foco aos setores de Alimentação e Saúde, como a oficina da metodologia Hackathon; Ecossistema de Inovação; meetups e rodas de prosas com mulheres empresárias do setor rural e urbano. Além disso, o Sebrae oferece consultorias especializadas e orientações empresariais sobre as principais necessidades apresentadas pelo empreendedor local, seja microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP).
“Nossas atividades durante o 1º Circuito de Negócios são pautadas para atender as necessidades dos nossos clientes, com soluções e ferramentas que vão ajudá-los na gestão de seus negócios, na identificação de oportunidades no mercado e em suas necessidades de capacitação. Também levamos ao nosso espaço os parceiros Banco do Brasil e Banco do Nordeste que apresentam suas ferramentas de crédito disponíveis aos empreendedores, orientações individuais e em grupo”, explica a gerente do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins.
Nove empresas do setor de Alimentação que são atendidas pela instituição por meio do programa Empreender, em parceria com o Núcleo de Alimentação da ACII, estão expondo seus produtos e demais serviços na Arena Sebrae de Empreendedorismo.
LIDER Região Tocantina
Na próxima terça-feira, 19 de outubro, o Sebrae realizará a finalização da primeira etapa do Programa LIDER Região Tocantina, durante a programação do 1º Circuito de Negócios. A solenidade acontece a partir das 17h, no Auditório do Palácio do Comércio de Imperatriz.
Na oportunidade, os participantes do programa - lideranças de oito municípios tocantinos, entregarão para a sociedade o Plano de Desenvolvimento para a região, construído de maneira coletiva durante os oito encontros realizados nesta ação de política pública do Sebrae. O plano é focado nos eixos: empreendedorismo, turismo, agronegócio e infraestrutura.
Para participar da programação do Sebrae no 1º Circuito de Negócios, os interessados podem procurar a Arena Sebrae de Empreendedorismo ou a regional da instituição em Imperatriz, localizada na Avenida Bernardo Sayão, bairro Nova Imperatriz.
16 outubro 2021
Aulão do Enem 2021 acontece em Imperatriz, neste fim de semana
Estudantes do município de Imperatriz receberão, neste sábado (16) e domingo (17), conteúdos de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento acontecerá das 8h às 12h; e das 14h às 18h, no Auditório da Faculdade Pitágoras, localizado na Rua Barão do Rio Branco, n° 300, Centro. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), já beneficiou milhares de estudantes.
O Aulão do Enem 2021 é voltado para o fortalecimento dos conhecimentos e habilidades de pessoas interessadas em ingressar na universidade, com foco nos conteúdos do Enem. O Programa foi criado para democratizar o acesso ao ensino superior e melhorar o desempenho educacional dos estudantes do estado.
SERVIÇO
O quê: Aulão do Enem 2021;
Quando: Sábado (16) e domingo (17), das 8h às 12h; e das 14h às 18h;
Onde: Auditório da Faculdade Pitágoras – Rua Barão do Rio Branco, nº 300, Centro - Imperatriz.
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