08 novembro 2013

UFMA abre 12 novos cursos em sete municípios do Maranhão

Do G1 MA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou nesta quinta-feira (7) a criação de 12 cursos de graduação, que serão distribuídos em sete municípios maranhenses. A intenção da universidade é desenvolver alguns setores em regiões onde há falta de profissionais qualificados.
“Nós já tínhamos trabalhado nessa perspectiva pra identificar a potencialidade da região e também da formação de cada profissional”, disse o reitor da Ufma, Natalino Salgado.
A graduação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) funcionará no prédio de Ciências Humanas do Campus de São Luís. Já em São Bernardo, cidade perto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a UFMA abrirá o curso de Turismo. E em Chapadinha, onde há grandes plantações de soja e outros grãos, serão abertas vagas para Engenharia Agrícola.
Ao todo os sete campi irão receber 500 novas vagas para 12 cursos. Em Bacabal serão oferecidos os cursos de Nutrição, Enfermagem e Educação no Campo. Em Grajaú, serão Matemática e Geologia. Em Pinheiro terá Engenharia de Pesca e Enfermagem. No Campus de Codó, os cursos serão Engenharia Química e Computação.
De acordo com a UFMA, o Ministério da Educação já autorizou a contratação de técnicos e professores, por meio de concurso público.
As novas vagas criadas pela UFMA serão abertas somente para o segundo semestre de 2014. Como o anúncio dos novos cursos foi feito depois da realização do Exame Nacional do Ensino Médio, quem quiser ingressar em uma das carreiras, poderá usar os pontos do Enem deste ano para conseguir uma vaga. Pra isso, o candidato deverá usar a plataforma do Sisu.
“Nossa seleção dos nossos alunos acontece pelo Enem usando a plataforma do Sisu em que a universidade publica editais e vai chamando de acordo com a característica de cada curso”, explicou Natalino.
Ele explicou ainda que além das novas vagas, a universidade aguarda um posicionamento do MEC para a abertura do curso de Medicina em Bacabal.

PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DO EMPREENDEDOR PROMOVIDA PELO SEBRAE-MA

EVENTO: FEIRA DO EMPREENDEDOR 2013
LOCAL: Centro de Convenções, Palácio do Comércio, Igreja Batista e Auditório da Fama – Imperatriz-MA;
DATA: de 06 a 09.11.2013
PÚBLICO-ALVO: Evento previsto para 15 mil pessoas, dentre potencial empresário, microempreendedor individual, empresário de pequena e micro empresa e produtor rural.


Resumo do Evento

A Feira do Empreendedor é um evento realizado pelo Sebrae, com patrocínio e apoio de parceiros institucionais, com objetivo de capacitar proprietários de micro e pequenas empresas (MPE), microempreendedores individuais (MEI), potenciais empresários e o pequeno produtor rural para que estes gerenciem melhor o seu negócio, conheçam as soluções de inovação e tecnologia, aproveitem as oportunidades,  busquem mais qualidade para seus produtos e serviços, gerando mais emprego e lucratividade para investir, contínua e competitivamente, no seu segmento de mercado.

Com o slogan Ideias que Transforam, o evento de 2013 está orçado em R$ 1,6 milhão e disponibilizará ao público 136 eventos de capacitação, por meio de oficinas de gestão, palestras, encontros de negócios, painéis temáticos, palestras magnas, seminários, oficinas e cursos gourmet. A estimativa do Sebrae é um público de 15 mil visitantes, com oito mil empreendedores capacitados e dois mil orientações efetivadas.

A programação de Conhecimento (capacitações) será realizada das 13h às 21h – com exceção de alguns eventos paralelos que iniciam pela manhã. Quanto ao Espaço de Exposição, a visitação está aberta das 16h às 21h.


Eventos Paralelos
Durante a Feira do Empreendedor, o público poderá participar de diversos eventos paralelos, tais como: Seminário de Compras Governamentais; Seminário Padaria Conceito; Painel de Oportunidades de Negócios para Grandes Investimentos da Região Tocantina e Sul do Maranhão; Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE); Seminário de Integração de Negócios Turísticos da Chapada das Mesas e Jalapão (MA/TO); Painel Temático de Sustentabilidade Empresarial; Oficina de Criativação para o Setor Têxtil e de Confecção; Painel Negócios Sustentáveis - Tendências e Perspectivas; Painel Crédito ao seu Alcance e o Painel Cultura Ativa - Oportunidade de Negócio Lei de Incentivo ao Esporte e a Cultura.


Credenciamento da imprensa
No Centro de Convenções

Para ter acesso ao evento, a imprensa deve se dirigir ao Setor de Credenciamento, na entrada do Centro de Convenções e efetivar a sua inscrição. De posse do crachá, as equipes já terão o passaporte de acesso a qualquer espaço da feira. 


Celeiro de Pautas

Espaço de Exposiçõesno Centro de Convenções
Organizado com lógica simples de visitação, concentra as oportunidades por tipo de investimento, em provedores de soluções de apoio à inovação, qualificação, de acesso ao crédito e serviços financeiros, apoio legal e institucional e geradores de oportunidade dos grandes projetos. Neste espaço, além dos expositores e oportunidades de negócio, encontra-se diversos estandes interessantes idealizados pelo Sebrae, tais como:

ü  Atendimento Sebrae: com 12 guichês para orientar microempreendedores  individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE).
ü  Centro de Sustentabilidade: parceria com o Sebrae-MT que idealizou o Centro Sebrae de Sustentabilidade, com orientações sobre empreendimentos e ideias sustentáveis.
ü  Sebrae Perfil do Empreendedor: onde serão avaliadas as características empreendedoras dos participantes por meio de um software específico, que gera um rápido diagnóstico com pontos fortes e fracos, que será avaliado por um consultor do Sebrae.
ü  Sebrae on line: onde estarão instaladas todas as ferramentas de capacitação on line do Sebrae.  
ü  Sebrae Atrativos
Loja Modelo de Confecção: apresentação conceitual de como deve ser uma loja de confecções, com vitrine bem ambientada, equipamentos tecnológicos para o varejo, marketing olfativo, merchandising, peças e acessórios de qualidade. O objetivo do Sebrae é demonstrar que, mesmo num ambiente pequeno, é possível ter uma loja bem ambientada e atrativa para consumidor.
 
Cultura Ativa: dedicado à Economia Criativa, o estande vai apresentar, virtualmente, exposição fotográfica via celular do cotidiano de Imperatriz, ações já realizadas do Projeto Cultura Ativa, executado pelo Sebrae desde 2011, imagens da Premiação TOP 100 e material expositivo das secretarias de Cultura do Estado, de Imperatriz e de São Luís.

Espaço do Conhecimentono Centro de Convenções, Palácio do Comércio e Igreja Batista
Formado por diversos ambientes, oferecendo uma vasta programação de palestras, oficinas e painéis temáticos, direcionadas para o microempreendedor individual, empresários de micro e pequenas empresas, potenciais empresários e empreendedores rurais, voltados ao desenvolvimento dos negócios e à cultura do empreendedorismo. A programação de conhecimento (capacitações) será repassada ao público em diversas salas, distribuídas pelos diversos espaços de realização da feira. São eles:
Espaço do Empreendedor: para palestras voltadas à micro e pequena empresa e potenciais empresários.
Espaço do Empreendedor no Campo: para oficinas sobre gestão de propriedades rurais.
Espaço de Oportunidades: para capacitações do segmento de Beleza e Estética.
Espaço do Empreendedor Rural: para palestras de interesse de produtores rurais.
Espaço do Microempreendedor Individual: para palestras de assuntos referentes à pessoa jurídica do MEI.
Espaço de Inclusão Digital: para capacitações referentes ao meio digital e mídias sociais.
Espaço de Inovação e Sustentabilidade: para palestras e painéis com a temática de
inovação, tecnologia e idéias sustentáveis.
Auditório Máster do Palácio do Comércio: reservado para eventos paralelos durante o dia e palestras magnas da noite.
           
Espaço Ruralno Centro de Convenções
Respeitando a vocação natural do Estado, que tem grande parte da sua população vivendo no ambiente rural, oferecemos um ambiente onde são apresentadas alternativas e oportunidades de negócio voltadas para a agricultura familiar e agricultura empresarial.

Espaço Gourmetno Centro de Convenções
Formado por quatro cozinhas onde serão realizadas as oficinas do segmento de alimentação. Estão nesse espaço o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a empresa Moinho Dias Branco, disponibilizando oficinas de manipulação de alimentos e culinária com preparação de pratos típicos e executivos.

Espaço Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) – no Estacionamento do Centro de Convenções
Evento de capacitação presencial massificada a ser realizado em cinco dias, de 04 a 08 de novembro (segunda a sexta-feira), com dez salas para atender simultaneamente uma média de público de 300 empreendedores.
  
Ficha Técnica do Evento

PATROCINADORES

Governo do Estado
Prefeitura de Imperatriz
Associação Comercial de Imperatriz
Fiema

PARCEIROS

Petrobras
Prefeitura de Açailândia
Empresa Suzano
Banco do Brasil
Banco do Nordeste
Banco da Amazônia
Caixa Econômica
Faema / Senar
Codevasf
Embrapa
Aged
Agerp
Senac
Faculdade FAMA
ABNT
Empresa Júpiter
Empresa Bipmar
Uemanet


SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO

12 Espaços - Salas e Auditórios
•       Centro de Convenções: 4 salas e 4 cozinhas
•       Palácio do Comércio: 1 sala e 1 auditório (450 lugares)
•       Igreja Batista: 2 salas

CAPACITAÇÕES PREVISTAS

136 eventos previstos
•      71 palestras
•       04 palestras magnas
•      10 painéis temáticos
•      10 oficinas gestão
•      36 oficinas gourmet
•      02 cursos gourmet
•      03 seminários

PÚBLICO PREVISTO

15.000 Visitantes
•      8.000 Empreendedores capacitados
•      2.000 Empreendedores com Orientação

INVESTIMENTO (SEBRAE E PARCEIROS)

R$ 1,6 Milhões

EXPOSITORES

89 ESTANDES
•      36 Franquias
•      12 Soluções em Inovação
•      12 Máquinas e equipamentos
•      12 Venda Direta e Representação
•      13 Parceiros
•      04 Alimentação
•      03 Espaços Atendimento Sebrae
•      01 Espaço Rural
•      01 Centro Sebrae de Sustentabilidade
•      01 Espaço Loja Conceito
•      01 Espaço Economia Criativa


INOVAÇÃO
•      Espaço Sustentabilidade
•      Loja Conceito de Confecções
•      Oficina Sebrae de Empreendedorismo

PRINCIPAIS ATRATIVOS DO ESPAÇO DE EXPOSIÇÃO

•      Zaoim (06 mircofranquia Dr. Faz Tudo, Dr. Resolve, Dr. Jardim ...)
•      AquaZero (higienização veicular sem água)
•      Servloja (aplicativo de cartão crédito em celular)
•      Linda SPA (mircofranquia de esmaltaria)
•      TS Franquias (multifranquias: SPA sobrancelha, depilação e açaí)
•      Laboratorium (batismo digital)
•      Google (conecte seu negócio)
•      Mercado Livre (comércio eletrônico)


SITE DO EVENTO


ASSESSORIA

Governo do PT maquia gastos sociais e rombo já passo dos 20 bilhões

Não são apenas receitas abaixo do esperado que derrubam as contas do Tesouro Nacional neste ano: a área econômica também cometeu erros de proporções inéditas nas projeções de despesas. Na área social em particular, os programas de Previdência e amparo aos trabalhadores tiveram seus gastos subestimados em mais de R$ 20 bilhões --ou quase um ano de Bolsa Família.Tais benefícios têm pagamento obrigatório e montantes estimados no Orçamento. As estimativas oficiais, atualizadas a cada bimestre, ainda estão longe dos resultados observados no ano.
 
Contava-se, na lei orçamentária, com uma expressiva redução do deficit da Previdência. O buraco, que precisa ser coberto pelo Tesouro, cairia dos R$ 40,8 bilhões de 2012 para R$ 33,2 bilhões. A previsão alimentou a tese oficial de que as três principais despesas federais estariam em queda, repetida até o mês passado pela presidente Dilma Rousseff (as outras são os juros da dívida e a folha de pessoal).
 
O deficit previdenciário, porém, está em alta desde o início do ano, e os pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios têm crescido acima das expectativas. Só até setembro, faltaram R$ 47,6 bilhões no caixa do INSS, um aumento de espantosos 21,5% sobre o resultado do mesmo período em 2012. Os gastos cresceram a um ritmo de 13,1%, em vez dos 10,3% projetados --aplicada sobre montantes que superam os R$ 300 bilhões anuais, a diferença é grande.
 
A despeito dos sucessivos pacotes de desoneração tributária, as receitas da Previdência não têm se comportado mal, com alta de 11,5%; o governo, no entanto, contava com uma alta de 14,6%. Mesmo com o evidente descompasso com os resultados do ano, a projeção oficial para o deficit só mereceu uma modesta revisão no mês de julho, quando foi elevada para R$ 36,2 bilhões. Em setembro, o valor foi elevado em exatos R$ 12 milhões.
 
SEGURO-DESEMPREGO
 
A estimativa errada que mais tem movimentado a área econômica nos últimos dias é a dos gastos com o seguro-desemprego, que crescem apesar de o mercado de trabalho mostrar indicadores historicamente favoráveis. Acreditava-se que o seguro e o abono salarial, outro programa financiado pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), consumiriam R$ 40,3 bilhões no ano, pouco acima dos R$ 38,9 bilhões do ano passado.
 
No período de 12 meses encerrado em setembro, os dois programas já haviam desembolsado R$ 44 bilhões --naquele mês, a estimativa para o ano subiu para R$ 41,8 bilhões; neste mês, como o governo já adiantou, a conta irá a cerca de R$ 47 bilhões. O governo acredita pelo menos desde 2011 que há abusos na concessão do benefício, mas nunca os gastos haviam se distanciado tanto das previsões. No ano passado, foi preciso ampliar as verbas do seguro-desemprego em R$ 1 bilhão. (Folha de São Paulo)

Dilma confessa que entre 39 ministérios do seu governo muitos são de segunda classe. Pasmem, Turismo é um deles!

 
Hoje, em Porto Alegre, Dilma Rousseff deu uma declaração bombástica contra o seu próprio governo. Uma confissão pública de incompetência e falta de visão. Disse a presidente:
 
"Temos instâncias de gestão. Eu faço reuniões com ministérios fim. Por exemplo: Educação e Saúde estão em outro patamar, não é igual, por exemplo, a Turismo."
 
Ora, no acumulado de janeiro a agosto, o déficit na balança de turismo chegou a US$ 12,233 bilhões, com expansão de 21,40% em relação aos US$ 10,076 bilhões de déficit no mesmo período de 2012. Enquanto os brasileiros gastam mais no Exterior, os estrangeiros deixam menos dólares no Brasil.
 
O nosso país vai promover, no próximo ano, uma Copa do Mundo de Futebol. E receberá os Jogos Olímpicos de 2016. No entanto, para Dilma, o Ministério do Turismo é um ministério de segunda classe. Segunda classe é a nossa Presidente da República!

Coturno Noturno

Governo quer mais médicos com menos recursos, acusa Aécio

Com a ajuda de parte da base aliada, inclusive do PT, a oposição no Senado conseguiu aprovar, nesta quarta-feira, um requerimento para votar uma emenda à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo destinando mais dinheiro para a área da Saúde. Enquanto a proposta do governo significa R$ 64 bilhões a mais para o setor em cinco anos, a emenda do PSDB propõe o dobro, R$ 128 bilhões, e em um prazo menor, quatro anos. O mérito do projeto ainda não foi analisado.
 
- O governo quer mais médicos e menos recursos para a Saúde - disse o pré-candidato do PSDB à presidência da República, senador Aécio Neves (MG), fazendo trocadilho com o programa “Mais Médicos” do governo Dilma Rousseff.
 
No mérito, para aprovar essa emenda, a oposição precisa garantir o voto favorável de 3/5 do Senado, ou seja, 49 votos. Ciente da dificuldade e da provável derrota, a oposição obstruiu o final da sessão dessa quarta-feira para adiar a votação para a próxima semana. O objetivo foi deixar o assunto em pauta e desgastar o governo federal.
 
A proposta do governo prevê a destinação, em cinco anos, de 15% da receita corrente líquida da União para a área da Saúde. Já a emenda do PSDB aumenta esse montante para 18% no prazo de quatro anos. Relator da PEC do Orçamento Impositivo e líder do governo, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) disse que o governo não tem como arcar com os R$ 128 bilhões propostos pela oposição: - Falta dinheiro, não tem fonte nova de financiamento no Orçamento. (O Globo)

07 novembro 2013

Comissão verifica situação do sistema público de saúde em Chapadinha

A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Valéria Macêdo (PDT), a vice-presidente, Cleide Coutinho (PSB), e a deputada Vianey Bringel (PMDB), acompanhadas de assessores técnicos legislativos, estiveram nesta quarta-feira (6) no município de Chapadinha, onde verificaram in loco a situação da Saúde local. 

A visita foi solicitada pelo vereador Antônio Eduardo Dantas de Sá (PRTB), que, em documento encaminhado à Comissão, acusou a prefeita Belezinha (PRB) pela precariedade no atendimento à população. Segundo ele, quando Belezinha assumiu a prefeitura determinou o fechamento dos hospitais HCC e o São Francisco, que eram alugados pelo município.

Em razão dessa medida, o atendimento médico ficou concentrado somente no Hospital Antônio Pontes de Aguiar – HAPA, que não tem suporte suficiente para atender a grande demanda, pois possui apenas 83 leitos e um centro cirúrgico para uma população de 80 mil habitantes. Além disso, ainda atende pacientes de outros municípios daquela região.

Hoje, o município de Chapadinha conta com um hospital de urgência e emergência e 22 unidades básicas de saúde, sendo que 14 possuem equipes do Programa de saúde da Família – PSF.  Diariamente, seis médicos fazem o atendimento à população no HAPA. O município também ganhou 9 médicos do Programa Mais Médicos.

Após a apresentação de um vídeo com o relatório de prestação de contas da saúde de Chapadinha, do primeiro quadrimestre de 2013, feita pelo secretário de Saúde, Charles Bacelar, e a visita ao HAPA e ao Centro de Saúde Benu Nunes, Valéria Macêdo, Cleide Coutinho e Vianey Bringel reconheceram o esforço que está sendo feito pela administração de Belezinha, no sentido de oferecer melhor atendimento à população, mas, também, foram unânimes em afirmar que a demanda de pacientes é grande para o porte daquela casa de saúde.

DIFICULDADES

Valéria Macêdo disse que há muitas dificuldades e que precisa haver melhoramentos tanto em estrutura física como de profissionais. Ela ressaltou o trabalho que vem sendo feito pela prefeita Belezinha, bem como os desafios que ela tem que enfrentar, principalmente em relação aos recursos, que são poucos.

“Há um grande esforço e muita demanda; tem que haver a contrapartida dos governos estadual e federal para que possa haver melhorias na saúde. A prefeita tem boa vontade em trabalhar, por isso eu acredito que tomará as medidas necessárias para tentar resolver essa questão”, disse a parlamentar, frisando que a comissão vai elaborar um relatório e encaminhar ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, para que possa ser firmada uma parceria visando o melhor atendimento à saúde do povo de Chapadinha.

A deputada Cleide Coutinho, ao reconhecer o esforço da prefeita Belezinha, disse que a maioria dos municípios maranhenses enfrenta dificuldades no setor da saúde. “Eu encontrei aqui médicos, enfermeiros e pacientes, mas o que não encontrei foi a contrapartida do governo do Estado. O que eu percebi é que a prefeita quer fazer, mas está de mãos amarradas”, analisou.


Vianey Bringel também destacou a grande demanda em todo o Maranhão e o esforço que sendo feito por Belezinha para melhorar a saúde de Chapadinha. “Nós temos que levar em consideração o esforço da prefeita que está apenas há oito meses à frente da Prefeitura e vem lutando para melhorar uma situação que já perdura há mais de 30 anos”, comentou.

A prefeita Belezinha agradeceu a visita das deputadas e também disse que a denúncia feita pelo vereador Antônio Eduardo Dantas de Sá veio em boa hora, pois só assim ela pode esclarecer de fato como encontrou a saúde daquele município e o que está sendo feito para a melhoria da qualidade de vida da população.


“Isso só vem a nos ajudar a esclarecer o que o gestor anterior deixou de fazer. A comissão viu o quanto nós estamos nos esforçando para fazer funcionar; espero que agora as deputadas levem as nossas reivindicações ao governo do Estado, para que possa ser melhorada a saúde no nosso município”, disse Belezinha.

06 novembro 2013

Brasil tem mais de 11 milhões de favelados...

Segundo pesquisa Aglomerados Subnormais divulgada nesta quarta-feira, País tinha 3,2 milhões de domicílios em áreas à margem das regras do planejamento urbano em 2010.


Wilson Tosta - O Estado de S. Paulo

RIO - Um País com 11.149 moradias fincadas em aterros sanitários, lixões e áreas contaminadas, 27.478 casas erigidas nas imediações de linhas de alta tensão, 4.198 domicílios perto de oleodutos e gasodutos, 618.955 construções penduradas em encostas. Sinais de precariedade, informalidade, improvisação e até perigo, em graus variados, ajudam a formar o retrato do Brasil desenhado pela pesquisa Aglomerados Subnormais - Informações Territoriais, divulgados nesta quarta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O trabalho, uma espécie de mapa das habitações pobres e/ou à margem dos serviços públicos do Brasil - favelas, mocambos, loteamentos e outros - baseia-se no Censo 2010 e aponta, naquele ano, 3.224.529 domicílios particulares ocupados por 11.425.644 pessoas nessas áreas à margem das regras do planejamento urbano.
Para fins de pesquisa, um aglomerado subnormal é definido como "uma área ocupada irregularmente por certo número de domicílios, caracterizada, em diversos graus, por limitada oferta de serviços urbanos e irregularidade no padrão urbanístico", diz o trabalho.
"É um conjunto de no mínimo 51 unidades habitacionais carentes, em sua maioria de serviços públicos essenciais, ocupando ou tendo ocupado, até período recente, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) e estando dispostas, em geral, de forma desordenada e densa."
Os aglomerados são caracterizados por ocupação ilegal (atual ou recente) da terra (quando existente, título de propriedade há menos de dez anos), urbanização fora dos padrões e/ou precariedade de serviços essenciais.
"A pesquisa foi aplicada no País inteiro, mas em 323 municípios foram detectados aglomerados subnormais", explicou Maria Amélia Vilanova Neta, técnica da Coordenação de Geografia do IBGE. As Regiões Sudeste e Nordeste concentram a maior parte dos domicílios em aglomerados subnormais, constataram os pesquisadores do IBGE.

Prefeitura inicia regularização fundiária de Coquelândia

O Prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e o Secretário Municipal de Regularização Fundiária, Daniel Souza, assinaram ontem, terça-feira, 5 de novembro de 2013, a ordem de serviço que autorizou o setores de Mapeamento e Zoneamento Urbano, e Titulação, a iniciar o processo de regularização de todos os imóveis de moradores do Povoado Coquelândia, a 40 quilômetros de Imperatriz.

A solenidade aconteceu por volta das 11 horas, no salão paroquial da Igreja Católica, e contou com as presenças dos vereadores Chiquinho da Diferro, Buzuca e Terezinha Soares, e do ex-deputado estadual do PT, Valdinar Barros.

Participaram, ainda, do evento o Secretário de Agricultura do Município, José Fernandes, o Ouvidor Geral, Joel Gomes Costa, o secretário Adjunto da Secretaria de Regularização Fundiária, Dr. Paulo Sergio, e o vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto, além do representante da entidade de moradores do lugar, o popular “Esquerdinha”.

Centenas de moradores de Coquelândia, que desde cedo aguardavam a solenidade, não conseguiam esconder a felicidade de poderem conquistar, depois de anos de posse, a propriedade de seus imóveis. “Não me canso de dizer e vou falar sempre... Sinto-me orgulho de ter sido escolhido pelo prefeito para levar avante essa grande tarefa. Estive aqui há cerca de 90 dias e agora retorno, com o prefeito, para dizer que cada palmo desse chão será regularizado a partir de hoje, espanto a grilagem, a insegurança jurídica e o calvária das ações possessórias. Vamos atingir outros distritos e o faremos com a velocidade que o caso requer”, destacou o titular da pasta, Dr. Daniel Souza.

Ao final do discurso o secretário de Regularização Fundiária enfatizou que toda a logística necessária, foi colocada a disposição para que os moradores da Coquelândia fossem beneficiados sem serem obrigados a deslocarem até Imperatriz.

“Instalamos aqui hoje o setor de protocolo, para recepcionar os pleitos, o setor de Mapeamento e Zoneamento Urbano, para realizar as medições e o mapa, e o setor de titulação para realizar o cadastro e providenciar os títulos. Tudo, gratuitamente. Até as cópias dos documentos será feita por nós, tudo para facilitar a vida dos moradores e agilizar o processo”, frisou.

O ex-deputado estadual e um dos ícones do ativismo camponês do Maranhão, Valdinar Barros, do Partido dos Trabalhadores, elogiou a iniciativa do prefeito Madeira, destacando também o empenho do secretário de Regularização Fundiária, Daniel Souza.

“Não posso deixar de reconhecer que a iniciativa do Prefeito Madeira, de criar uma Secretaria para cuidar das questões fundiárias, é de grande relevância, principalmente para as famílias que, mesmo com a posse, não têm o direito de propriedade de seus imóveis. Também aproveito para elogiar o trabalho do companheiro Daniel, que tem demonstrado competência e coragem para enfrentar a demanda”, discursou Valdinar Barros, acrescentando que centenas de famílias rurais, que habitam entrem a estrada e o arame do latifúndio esperam, ansiosamente, a regularização fundiária.

O prefeito Madeira, antes de assinar a ordem de serviço, foi enfático ao afirmar que a regularização fundiária que alcançava agora a Coquelândia é resultado de um compromisso de campanha firmado com o povo de Imperatriz.

“No começo até eu mesmo achei que seria impossível cumprir esse compromisso. Mas, depois, percebi que esse enorme desafio podia ser vencido. Procurei entre os meus quadros àquele que melhor se encaixava à demanda, e escolhi o Dr. Daniel, que a vida toda, como militante, sempre estive misturado com as causas do povo. Além de advogado, é competente e corajoso. Esse é homem que vem realizando a regularização fundiária no Município de Imperatriz”.

Madeira lembrou que além da regularização fundiária, os moradores da Coquelândia e outros povoados daquela região, serão agraciados com o asfaltamento da chamada “Estrada do Arroz”, que, segundo o prefeito, vai acontecer em razão do compromisso firmado pela governadora Roseana Sarney e o secretário de Infraestrutural, Luiz Fernando.

 

Carlos Hermes pede para recuperar rua que já está no projeto da prefeitura, naquele empréstimo que ele votou contra...

Nada como um dia após o outro, e aquele, 1 minuto sagrado, bem no meio.

A solicitação feita ao executivo, hoje, pelo vereador Carlos Hermes e bem observada no blog da Kelly, onde o parlamentar pede a recuperação da Rua Piauí, no bairro Parque Alvorada 2, e já está incluída no programa de recuperação aprovado na câmara, que ele, Carlos Hermes, votou contra.

 É mais uma tentativa desesperada de tentar reaver o voto vencido contra o empréstimo que beneficiará todo aquele bairro.

Quanto o prefeito Sebastião Madeira solicitou o empréstimo o mesmo vereador, junto com os outros três da oposição, votou contra, mesmo podendo, com ressalva, ter votado a favor.


Veja, no post abaixo, a observação da Kelly:

Vereador cai em contradição



O vereador Carlos Hermes que demonstra ser um vereador coerente cai profundamente em contradição, quando deixou de voltar no projeto de autoria do poder executivo, no valor de 50 milhões de reais que iria beneficiar a população de Imperatriz, de maneira especial do Parque Alvorada II com benefícios como camadas asfálticas meio fios sarjetas entre outros .


Agora vem ao plenário apresentar uma indicação solicitando ao prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira e ao secretario de Infraestrutura, Roberto Alencar, a drenagem e pavimentação asfáltica da rua Piaui, em todas sua extensão, naquele Bairro. Isso e achar que o povo e burro, vereador porque o senhor agora tenta se refazer do erro que cometeu querendo justificar o injustificável como e que o amado edil deixa de votar no projeto de interesso coletivo e agora, ver-se no afã de querer demonstrar para população que o senhor tem compromisso com ela isso e dúbio. 

05 novembro 2013

SAAE/CAEMA: Seria a municipalização a saída para resolver a falta d'água em Imperatriz?

O problema da falta d’água em Imperatriz pode ser interpretado de várias formas, mas como a principal detentora e administradora do sistema é a empresa do Estado, CAEMA, é bem provável que o problema, além da falta de investimento no setor, possa ser a incompetência de gerir o sistema, que é responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado.
 
Prefeitura de Porto Franco constrói e
administra o sistema de abastecimento
Além do desabastecimento generalizado que ocorreu no inicio do mês passado, ainda tem as faltas esporádicas que ocorrem durante o ano e atinge diversos bairros da cidade.
 Em alguns casos é necessário que bairros inteiros sejam canalizados e ou construído poços, para que o problema seja resolvido. No caso da Vila Fiquene e bairros próximos, ou no Ouro Verde, foi necessário que a própria prefeitura realizasse o serviço e entregasse pronto para a Estatal administrar. Na Vila Daví 2 o problema é pior, pois, simplesmente, ninguém consegue resolver.
 Mesmo com todo esse problema de desabastecimento, não estamos em região devastada pela seca do nordeste, apesar de estarmos no nordeste, e nem estamos em grandes centros ou metrópoles que, mesmo tendo lagos ou rios, o abastecimento fica a milhares de quilômetros, e nem em São Luis, onde o sistema de água é todo capitaneado em dutos vindo de outro município, através do sistema Italuís, estamos sim, bem perto do nosso majestoso Rio Tocantins, onde, talvez até na melhor das hipóteses, podemos tomar um bom mergulho sem precisar se estressar com os péssimos serviços da CAEMA.
 SISTEMA MUNICIPAL DE ABASTECIMENTO_
 Em algumas cidades o sistema de abastecimento é próprio e gerido pelo município, através do SAAE’s (SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO), como no caso de São João do Paraíso, Estreito, Porto Franco, Grajaú, Carolina e outros.
Recursos federais e contrapartida municipal
 Na cidade de Porto Franco, o sistema SAAE, administrado pelo município, já colocou água potável para 100% (cem por cento) dos moradores, quer dizer, em todos os povoados, bairros e no centro da cidade a água é totalmente potável. Outro exemplo são os novos convênios realizados entre a prefeitura E a FUNASA, que deve beneficiar loteamentos novos que começaram a surgir no município.  São 56 km de novas redes de abastecimento, 3 reservatórios de mais de 100 mil litros e a construção de 3 poços profundos.        Além disso, o SAAE, ainda é totalmente saneado e gerido com recursos próprios.
 A última caixa d’água que faltava no município foi construída ainda na gestão do ex-prefeito Deoclides Macedo, e concluída no inicio do ano de 2013.
 Mas também existem casos onde o sistema municipal não consegue ser menos deficiente que a estatal.
 Na cidade de Dom Pedro, localizada a 450 km de Imperatriz, na região Central do Estado, após vários pedidos não atendidos feitos pela prefeitura a CAEMA, para que fosse resolvido problemas históricos de desabastecimento, o prefeito anunciou que pode municipalizar o  sistema de abastecimento de água, o que não quer dizer que o problema pode acabar, e que, talvez fosse a solução para o caso de Imperatriz.
Mas nos SAAE’s existem os bem sucedidos assim como os mal sucedidos, em casos onde a gestão municipal não consegue deslanchar e abastecer o município, ou por falta da cobrança ou por ausência desta, que em muitos casos usaram a isenção da taxa de água como projeto eleitoreiro e acabou por inviabilizar a gestão financeira do sistema municipal, como ocorreu com São João do Paraíso.
 É preciso reconhecer que alguns modelos de gestão são mais eficientes que outros, e o sistema da CAEMA, não se enquadram em nenhum dos bons exemplos, assim como um sistema de uma pequena cidade também não deve servir como padrão ao grande gargalo que é gerir um sistema ineficiente em uma cidade do tamanho de Imperatriz, onde uma das certezas ainda é a de quem uma hora a água vai faltar.

Uma coisa é certa, enquanto o Estado não assumir que existe tal ineficiência ou ausência de investimento, uma hora a água vai faltar, e isso tudo ocorre, como sempre ocorreu, de frente para o Rio Tocantins...

Vereadores vão tentar realizar primeira sessão itinerante...

A câmara de vereadores de Imperatriz iniciou, neste segundo semestre, a câmara itinerante, apesar de já ter marcado duas e não ter realizado nenhuma.

A "intenção" seria a de levar os legisladores para debater os problemas dos bairros junto a comunidade, quer dizer, de frente para os problemas. 

Bem, mas o problema mais difícil de ser resolvido ainda é a realização da programação, pois, até agora os vereadores não conseguiram realizar nenhuma das duas sessões programadas, isto por conta de contra tempos que tem ocorrido nos locais marcados. A primeira sessão itinerante foi marcada para uma escola que era realizado, no mesmo dia, uma feira de ciências, uma outra sessão foi marcada em um local que não tinha água nem energia e acabou também não ocorrendo.

As sessões itinerantes são solicitadas pelos próprios parlamentares, que especificam o local e, naturalmente, deveriam prepará-lo para receber a comissão, o que não tem ocorrido.
A próxima sessão itinerante está marcada para acontecer no Conjunto Vitória, em uma igreja evangélica, e foi solicitada pelo vereador Enoque Serafim.

Torçamos para que ela ocorra, aaaamém!



04 novembro 2013

Prefeitura de Imperatriz retoma obras da Vila Cafeteira

Os serviços de drenagem e de pavimentação asfáltica, do conjunto de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I) da Vila Cafeteira, foram reiniciados pela Prefeitura de Imperatriz.
De acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Vasconcelos Alencar, estão sendo investidos R$ 13 milhões nas obras de drenagem e de asfaltamento, incluindo construção de sarjetas e meios-fios, na Vila Cafeteira.
“Serão pelo menos 10 quilômetros de pavimentação asfáltica que resultarão na melhoria da qualidade de vida dos moradores da região da Vila Cafeteira”, assinala ele, que destaca a importância da retomada das obras de infraestrutura do PAC.
Em visita ao local no final da semana, o prefeito Sebastião Madeira explicou à reportagem que a empresa vencedora da licitação abandonou a obra e o Município teve que resolver questões judiciais para a retomada dos serviços de drenagem e pavimentação asfáltica.
“Já entregamos a primeira parte das obras que foram as casas do Recanto Universitário, inclusive revitalizadas com recursos do Município”, disse ele, ao destacar: “fui reeleito para ter a chance de resolver o problema que recebi nessa obra e já começamos a solucioná-los”, reiterou.
O reinício das obras é comemorado pela dona de casa Antonia Morais de Abreu, de 37 anos, que acredita na melhoria da infraestrutura do bairro com a conclusão dos serviços de asfaltamento e drenagem das vias da Vila Cafeteira.


Postagem em destaque

Que feio! Enquanto Deoclides realiza evento para zombar de adversários, Itaíres dá exemplo e faz festa para todos...

Enquanto Deoclides fez evento para zombar de adversários, Itaíres Trotorzão convidou todos, e disse: "Não esqueça, a campanha passou!&q...