Entregaremos para nosso
sucessor uma cidade totalmente diferente daquela que recebemos
Em entrevista ontem ao “Jornal da Difusora”
(SBT-canal 7), o prefeito Madeira (PSDB) fez uma espécie de “raio X” de sua
gestão. Não fugiu, nem saiu com evasivas diante das incisivas perguntas. Quem
esperava um Madeira travado ou acuado diante das cobranças ali feitas, acabou
por ver um Madeira descontraído, firme e, na avaliação dos analistas,
verdadeiro.
Diante da sabatina jornalística Madeira não
sou falou e, explicou o que não foi feito, mas aproveito a oportunidade para
elencar os inúmeros avanços da sua gestão. “ Não tenho dúvida que nossa gestão
mudou Imperatriz de patamar e que a entregaremos ao nosso sucessor melhor do
que a encontramos quando assumimos”.
Trânsito
- As perguntas vieram tanto do
apresentador, o jornalista Josafá Ramalho, quanto dos telespectadores. O
prefeito não deixou nenhuma sem resposta. Uma das primeiras indagações foi
sobre a organização do trânsito da cidade. O prefeito disse que as intervenções
feitas até agora foram fundamentais. Segundo ele é intenção [e obrigação] do
município investir no reforço da sinalização para dinamizar o trânsito de
Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão.
O prefeito informou que quando assumiu a
Prefeitura a cidade contava com 54 mil veículos porém, passados pouco mais de
seis anos o número subiu para 130 mil registros junto ao órgão estadual de
trânsito em Imperatriz. “Tivemos um aumento de quase 80 mil veículos nestes
últimos seis anos, mas se não tivéssemos feito investimentos em infraestrutura,
como é o caso da Avenida Santa Tereza que desafogou o grande fluxo da Avenida
Bernardo Sayão, o trânsito entraria em colapso”, explicou.
Sobre o mesmo tema o prefeito ressaltou
ainda a revitalização asfáltica da rua João Lisboa, no trecho da rua XV de
Novembro a BR-010, a implantação da nova sinalização e a regulamentação do
estacionamento de veículos em lado único, inclusive da rua Leôncio Pires
Dourado, no Bacuri, e da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro. O
prefeito mencionou a polêmica da “ mudança da Dorgival”, mas disse compreender
que a medida foi aprovada pela maioria da população que entendeu a necessidade
de regulamentar a criação da terceira faixa de veículos e dinamizar o trânsito
nessa que a principal via de entrada de Imperatriz. “O caminho do sucesso é
desconhecido, porém o do fracasso é bastante conhecido”, ponderou.
Saúde
– O prefeito, que respondeu a diversos
questionamentos da comunidade, revelou que o Hospital Municipal de Imperatriz
(HMI), o Socorrão, atendeu durante o ano passado pacientes oriundos de 21
estados do Brasil, principalmente do Tocantins, Pará e da metade do Maranhão. E
garantiu que administra o município com extrema cautela e cuidado para não
perder o controle das finanças públicas. “Eu gostaria de está realizando
grandes obras de drenagens e pavimentação em todos os bairros de Imperatriz,
porém existem limitações financeiras”, lamentou, ao comentar que a arrecadação
do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) se concentra historicamente ao
primeiro semestre do ano, ou seja, apenas 35% da população quitaram a dívida
com a Prefeitura Municipal.
Madeira diz que a Receita Municipal lançou
os carnês do IPTU-2015, cuja previsão de arrecadação é de R$ 17 milhões, porém
grande parte dos proprietários de imóveis não paga a dívida com o município de
Imperatriz. Esse ano a estima é que o município consiga arrecadar entre R$ 6 a
7 milhões de reais. O cidadão que deixar de pagar o imposto municipal ficará na
condição de inadimplente, mas quando precisar transferir o imóvel será obrigado
a quitar a dívida com a Receita Municipal de Imperatriz. “Desse recurso
arrecadado por meio do IPTU 25% vai para educação e 15% para a saúde”,
esclarece.
Infraestrutura
– O prefeito Sebastião Madeira informou
ainda que dos R$ 56 milhões previstos para obras na grande Vila Nova; R$ 7
milhões foram investidos na construção de rede profunda de drenagem no Parque
Airton Senna e o novo prédio da Escola Municipal Machado de Assis. Ele anunciou
ainda que o governador Flávio Dino autorizou o município a elaborar projeto
para pavimentação de vias urbanas contemplando vários bairros, inclusive os
parques do Buriti e Anhanguera. O investimento previsto é da ordem de R$ 30
milhões.
“O trabalho nunca parou nos bairros de
Imperatriz, pois existem mil quilômetros de vias urbanas, sendo 400 asfaltadas
e 600 sem pavimentação, porém dessas que estão sem asfalto mais de metade
precisa de drenagem – obra considera cara e que o município não dispõe do
recurso para executar essa grande demanda”, disse ele, que enumerou a grande
quantidade de ruas e avenidas que foram asfaltadas pela Prefeitura Municipal.
Madeira citou, como exemplo, o asfaltamento da rua Hermes da Fonseca, na Vila
Redenção; a Avenida Jacob, no trecho da BR-010 a Avenida Pedro Neiva de
Santana, resultado de emenda do ex-deputado estadual João Batista; a Fernão
Dias que interliga as avenidas Jacob e Liberdade, na grande Cafeteira; e muito
asfalto nos bairros João Castelo e Parque Amazonas. “Ainda faltam mais seis
quilômetros de asfalto que serão aplicados nesses bairros que compreendem a
grande Cafeteira”, garantiu ele, que também citou o asfaltamento e drenagem da rua
“H”, em toda sua extensão, no bairro Novo Horizonte e a rua Santa Rita, da
Avenida JK até a altura do IFMA”.
Madeira assinalou ainda que será iniciados
neste mês obras de drenagem e asfaltamento de 32 quilômetros de ruas e avenidas
nos bairros Vila Nova, Parque Santa Lúcia, Vila Fiquene e uma parte do Parque
Airton Senna.
“Nunca parei de trabalhar nos bairros de
nossa cidade, e agora, com ajuda do governo estadual o asfaltamento chegou à
Avenida São Sebastião; a Avenida Atlântico Sul – que corta os bairros Parque
Alvorada I, II e Vilinha, a Avenida Caiçara, na Vila Redenção e o recapeamento
asfáltico da Dom Pedro II, do Centro ao Bacuri”, finalizou.
Gil
Carvalho - ASCOM